Um empresa de consultoria de TI pode ser o diferencial para o sucesso de um departamento de TI ou de uma empresa com um todo. Porém algumas questão devem ser respondidas: Qual é a relação entre as empresas no serviço de consultoria de TI? Os consultores de TI terão autonomia total nos projetos? Como garantir a segurança e a confiabilidade dos dados entre empresa e consultoria de TI?

Estas e outras questões merecem ser abordadas antes contratar o serviço de consultoria de TI. O Consultor enviado pela empresa, obviamente deve ter mais experiência do que a equipe em determinadas áreas para suprir lacunas de conhecimento do departamento, esse é um processo mais rápido do que o treinamento e a qualificação de um membro da equipe.

A empresa de consultoria de TI normalmente é contratada em situações em que algo precisa ser melhorado ou um novo procedimento precisa passar a vigorar a curto prazo e sob pressão; por isso é importante seguir alguns passos para contratar a empresa correta:

1. O funcionário da empresa consultoria vai se integrar a equipe de IT?

Uma vez contratada a empresa de consultoria de TI é importante estabelecer em quais condições aquele profissional vai atuar na empresa. É importante uma parceria com o Departamento de RH para que seja estabelecido como os consultores de TI vão atar: como funcionários da empresa ou apenas como consultores.

Se a atuação for como a de um funcionário do departamento, esse consultor deverá estar presente todos os dias na empresa dentro do horário de expediente, portar crachá de identificação, passar pelo processo de integração da empresa, seguir as normas de conduta e de segurança da empresa, participar de treinamentos, fazer as refeições na empresa, emitir relatórios periódicos e prestar contas como qualquer outro membro da equipe.

Se for atuar como consultor de TI, deverá ser especificado as atribuições e horários de trabalho e forma de como os resultados desse trabalho poderá ser medido. Ainda sim, seguir todas as diretrizes de segurança da empresa, passar pelo processo de integração e portar crachá de identificação.

Existem 3 fatores a serem considerados:

Comportamental: O Gestor de TI tem o controle sobre a atuação consultor de TI como um todo?

Financeiro: Os aspectos de remuneração e benefícios desse consultor dizem respeito de alguma forma empresa contratante?

Tipo de relação com a contratante: No contrato de consultoria consta que a atuação do consultor não representa vínculo empregatício com a empresa contratante?

O serviço de consultoria de TI envolve também questões trabalhistas que devem ser consideradas por ambas as partes, a falha na comunicação entre os deveres e obrigações entre as empresas pode colocar em risco o objetivo da contratação da consultoria.

2. Proteção da propriedade intelectual

A proteção de propriedade intelectual é muito importante para a empresa contratante do serviço de consultoria de TI. Senhas e acessos a servidores, sistemas de gestão, redes sociais, sistema  administrativo do website devem ser compartilhados e controlados.

É preciso garantir que a empresa contratante não se veja refém da empresa de consultoria de TI, caso o contrato seja encerrado, todos os acessos e senhas devem ser devolvidos a empresa contratante imediatamente.

3. Faça entrevista detalhada com o consultor que atenderá a empresa

Como a empresa de consultoria de TI terá uma atuação importante na empresa, nada mais prudente que a empresa contratante conheça o consultor ou consultores que vão atuar junto a equipe. Para isso existem métodos de entrevista para identificar aptidões como: empatia, capacidade de trabalho em equipe, atitude perante a situações de crise e o mais importante, qual é a experiência do consultor na área onde vai atuar no departamento de TI.

É importante que a empresa contratante deixe bem claro qual é a importância da atuação da empresa de consultoria de TI no atual contexto da empresa e qual é o nível de envolvimento necessário para que o projeto tenha sucesso.

4. Entenda a metodologia da empresa de consultoria de TI

Entender o papel do consultor pode ser a chave para o sucesso ou o fracasso da contratação. Entender o processo de trabalho dos consultores auxilia o Gestor de TI prestar contas a Direção da empresa quando é feita a apresentação de medição de KPIs relacionados diretamente com a atuação do consultor de TI.

5. Tenha um contrato de trabalho detalhado

Certifique que todos os detalhes da atuação do serviço de consultoria de TI estão descritos no contrato de trabalho antes de ser assinado, incluindo, custos, horas trabalhadas, metas, prazos e também os custos externos.

É altamente aconselhável que a empresa contratante tenha o seu próprio modelo de contratação de terceirizados, assim pode-se garantir que ambas as empresas estão cientes dos deveres e obrigações da prestação de serviço.

6. Acordo de confidencialidade

O consultor de TI terá acesso a informações estratégicas da empresa, e pode ser que a empresa de consultoria de TI atenda também empresas concorrentes da contratante. A assinatura de um acordo de confidencialidade que garanta que as informações permaneçam seguras deve fazer parte do contrato de de trabalho.

7. O legado de conhecimento da Empresa de Consultoria de TI

A empresa de consultoria de TI também deve fazer o intercâmbio de conhecimentos com a empresa contratante. Após o término do projeto a empresa de consultoria deverá deixar um legado de conhecimento, fazendo com que a equipe ganhe experiência na implantação e manutenção dos novos processos.

consultoria de TI da WPS começa com a avaliação operacional da empresa que determina a eficiência operacional e a capacidade do ambiente de TI. A partir de então começa o trabalho de implementação do plano estratégico para o lançamento, teste e implementação de novas soluções.

O principal objetivo da Consultoria de TI da WPS é permitir que a Direção das empresas e os gestores de TI possam dedicar o seu tempo para a gestão do negócio, sabendo que tem uma empresa parceira focada na eficiência dos sistemas e da infraestrutura de TI para a redução de custos, agilidade e redução do tempo de parada de servidores.

Ao contratar a Consultoria de TI a empresa passa a receber orientações de profissionais qualificados nas diversas áreas relacionadas a Tecnologia da Informação:

  • Site Survey;
  • Implantação de Software;
  • Infraestrutura de redes;
  • Ambiente de nuvem;
  • Implantação de sistemas;
  • Soluções de negócios de TI.

A Consultoria de TI da WPS vai além do aconselhamento sobre as decisões estratégicas do departamento, o profissionais que atuam no serviço de consultoria são orientados para a melhoria da infraestrutura de acordo com o planejamento estratégico das empresas. Entre em contato hoje mesmo!

Posts Relacionados