A terceirização de TI é um serviço na qual todas as funções relacionadas a tecnologia de informação são transferidos para outra empresa. A empresa terceirizada passa a atender as demandas relacionadas ao plano estratégico da empresa para a estrutura de servidores, serviços na nuvem, segurança de dados, cabeamento estruturado, controle de acesso, CFTV, equipamentos e atendimento aos usuários.

As empresas contratantes do serviço de terceirização tendem a contratar empresas próximas as sedes, já prevendo o tempo de atendimento. A escolha não se limita apenas a proximidade, a empresa deve reunir a capacidade necessária para atender todas as necessidades da empresa contratante.

Terceirização de TI, benefícios e os custos envolvidos

O atendimento de uma empresa terceirizada para os serviços de TI pode variar de acordo com as demandas e as condições.

Veja abaixo os benefícios da terceirização para a empresa contratante:

  • custos mais baixos (ganhos de escala ou taxas de trabalho mais baixas);
  • maior eficiência;
  • capacidade variável;
  • maior foco na estratégia / competências essenciais;
  • acesso a habilidades ou recursos;
  • maior flexibilidade para atender às mudanças nas condições comerciais e de negócios;
  • Agilidade no lançamento de novos projetos no mercado;
  • custo fixo menor em infraestrutura interna;
  • acesso à inovação, propriedade intelectual e liderança inovadora;
  • possível melhora do fluxo de caixa resultante da transferência de ativos para o novo provedor.

Alguns riscos:

  • tempo de resposta mais lento;
  • falta de conhecimento ou domínio do negócio do contratante;
  • barreiras linguísticas ou culturais;
  • diferenças de fuso horário;
  • falta de controle.

Lista de Serviços

BPO – Business Process Outsourcing ou Terceirização de processos de negócios; é um termo abrangente para definir a terceirização de um processo de negócios específica, como a folha de pagamento. O BPO costuma ser dividido em duas categorias:

  • BPO de back-office, que inclui funções internas de negócios, como faturamento ou compras;
  • BPO de front-office, que inclui serviços relacionados ao cliente, como marketing ou suporte técnico.

A terceirização de TI, portanto, pode ser qualificada como um subconjunto da terceirização de processos de negócios.

Enquanto a maior parte da terceirização de processos de negócios envolve a execução de processos padronizados para uma empresa, a terceirização de processos de conhecimento (KPO) envolve processos que exigem pesquisa avançada e habilidades analíticas, técnicas e de tomada de decisão, como P&D farmacêutico ou pesquisa de patentes.

Terceirização está claramente sob a responsabilidade do Diretor de TI ou CIO – Chief Information Office. No entanto, os Diretores de TI tem outras atribuições que não estão relacionados apenas com a terceirização. O Diretor de TI pode melhorar e muito os resultados da terceirização apenas com o acompanhamento dos processos de negócios e aproveitar para a própria empresa todo o conhecimento que está sendo adicionado com a atuação da empresa contratada.

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